Faturamento do setor de autopeças cresce 11% até agosto

O faturamento das empresas de autopeças no Brasil registrou alta de 11% de janeiro a agosto ante igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Sindipeças. Para o intervalo de janeiro a setembro a expectativa da entidade é manutenção deste índice de crescimento.

As vendas das autopeças para as montadoras representaram em agosto, último dado disponível, 69,3% do total faturado. 13,2% vieram de exportações, 12% reposição e 5,5% operações intercompany.

São Paulo tem a maior fatia na análise de participação no faturamento de fabricantes de autopeças por Estado, de 12%. Minas Gerais é o segundo, com 4,6% de participação, seguido de Rio Grande do Sul, 3,3%, e Paraná, 1,5%.

Por Estado as autopeças registraram no acumulado dos oito meses aumento no faturamento de 8,4% em São Paulo, 3,2% em Minas Gerais, 11,3% no Rio Grande do Sul e 1,2% no Paraná.

De acordo com a pesquisa o setor de autopeças trabalha atualmente com apenas 16,8% de capacidade ociosa. No fim de 2008, meses nos quais o setor sofria com os reflexos negativos da crise internacional, a ociosidade do setor chegou à faixa de 29%.

A pesquisa também apresentou o nível de emprego do setor, que em agosto apontou crescimento de 5,2% ante mesmo mês do ano passado.

Da Autodata