Produção global de aço sobe 11,5% em julho, aponta associação

A produção global de aço cresceu 11,5% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas recuou 0,7% em relação a junho deste ano, segundo informou hoje a Associação Mundial do Aço (World Steel).

A produção atingiu 127,5 milhões de toneladas em julho, de cerca de 114,4 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado e 128,3 milhões de toneladas em junho deste ano. A taxa global de utilização da capacidade das refinarias foi de 79,7%, queda de 3,4 pontos porcentuais na comparação com junho, mas aumento de 4,9 pontos porcentuais na comparação com julho do ano passado.

A China, maior produtora mundial de aço, respondeu pela produção de 59,3 milhões de toneladas em julho, aumento de 15,5% na comparação anual e queda de 1,1% na variação mensal.

O Japão produziu 9,1 milhões de toneladas, retração de 1,5% na comparação anual mas aumento de 2,5% ante junho, após o devastador terremoto seguido de tsunami em março, que interrompeu a produção de automóveis e assim afetou a demanda por aço.

A produção de aço nos 27 membros da União Europeia avançou 5,9% ante julho do ano passado, para 14,6 milhões de toneladas, com o aumento na produção de Alemanha e Itália compensando a queda na França e Espanha.

Na América do Norte, a produção avançou 11,1% na comparação anual, para 10,5 milhões de toneladas, com aumento de 10,2% nos EUA, para 7,5 milhões de toneladas. Na América do Sul o Brasil liderou a expansão, com aumento de 8,2% ante julho do ano passado, para 3,1 milhões de toneladas.

Os dados foram coletados entre 64 países que remetem as informações para a World Steel, uma associação global cujos membros respondem por 85% da produção mundial de aço. As informações são da Dow Jones.

Da Agência Estado