CNI mostra recuo da confiança do industrial em agosto
A confiança do industrial recuou em agosto após um mês de estabilidade, seguindo em nível abaixo da média histórica, mostrou indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira.
O otimismo menor foi medido em todos os setores da indústria, com exceção do da borracha, e em todas as regiões menos o Nordeste.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atingiu 56,4 pontos em agosto, com queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior e recuo de 7,6 pontos na comparação anual.
O indicador varia de zero a 100, e uma pontuação acima de 50 pontos sinaliza empresários confiantes. A média histórica é de 59,6 pontos e o nível atual do Icei está no menor patamar desde abril de 2009, quando foi de 49,4 pontos.
A avaliação dos industriais sobre as condições atuais da economia e da própria empresa seguiu em território negativo, com 47,8 pontos, ante 48,3 pontos em julho. A pontuação da expectativa para os próximos seis meses também recuou, mas está em nível bem superior –passou para 60,7 pontos, ante medição anterior de 62,7 pontos.
O economista da CNI Marcelo de Ávila afirma que a piora da confiança coincide com uma conjuntura de “alta de juros e de uma deterioração do cenário econômico geral”, com perspectiva de menor crescimento global.
O Icei foi calculado com base em consultas a 2.347 empresas entre os dias 1o e 16 de agosto .
Da Reuters