Magneti Marelli investe na produção

Recursos na linha de bicos injetores vai ampliar a capacidade de produção para 6,5 milhões de produtos por ano

A Magneti Marelli inaugura uma nova linha de produção – com investimento de € 10 milhões – em sua fábrica de Hortolândia, interior de São Paulo, para duplicar a capacidade de produção dos bicos injetores Pico Eco. A partir deste mês, a empresa estará capacitada para atingir a marca de 6,5 milhões de produto por ano.

O Pico Eco foi desenvolvido especialmente para funcionamento em motores bicombustíveis. Isto proporciona melhor pulverização do combustível no ato da injeção, melhorando a queima, o consumo e as emissões do motor. O produto é depois da centralina – componente responsável pelo gerenciamento de combustível nos motores bicombustíveis, o item que possui maior conteúdo tecnológico desenvolvido pela empresa e o que mais contribui na preparação da mistura ar-combustível nos novos motores.

“Adquirimos e instalamos uma nova linha de produção para poder atender ao aumento da demanda do mercado que aceitou positivamente nossa nova geração de injetores, lançada no início de 2009. É um prova de que devemos continuar investindo constantemente em produtos que evoluem junto com o segmento”, comenta Rogerio Lessa, diretor geral da unidade Powertrain do Grupo Magneti Marelli.

O injetor é batizado de Pico Eco devido às suas características de baixo impacto ambiental, pois contribui para a redução do consumo de combustível em até 3% e das emissões em até 20% nos veículos de passeio.

O apelo sustentável do Pico Eco não está restrito apenas a sua aplicação, pois a sua produção também segue padrões ecologicamente corretos. O “Galpão 5”, local da unidade Magneti Marelli onde é produzido, representa o primeiro ‘green building’ do setor automotivo brasileiro.

A fábrica, que foi construída sem a utilização de amianto, conta com uma série de itens que a transformou numa edificação sustentável, se comparada a outras unidades produtivas: economia de até 50% no consumo de energia; redução de 20% no consumo de água e de ar comprimido; reuso de água nos banheiros e sistema de aquecimento solar para o vestiário dos colaboradores.

 A Magneti Marelli está presente no mercado automotivo brasileiro desde 1978. Inicialmente com uma participação na divisão de carburadores da DFV, operando com o nome Wecarbras. Com o passar dos anos, as operações evoluíram, com desenvolvimento de tecnologias e produtos pioneiros, como os carburadores eletrônicos, centralinas e o primeiro sistema de injeção eletrônica, introduzindo a marca Magneti Marelli no país.

A companhia adquiriu a maior e mais reconhecida fabricante de amortecedores do Brasil, a Cofap, em Mauá, incorporando também a fábrica de escapamentos Kadron, fortalecendo a marca e aumentando seu portfólio. Os sistemas de amortecimento, suspensões e de escapamentos desenvolvidos pela Magneti Marelli são benchmark no mercado nacional, como o Selectronic, um sistema de amortecimento eletrônico variável para suspensões veiculares, os amortecedores Power Shock e o coletor tubular estampado com conversor catalítico integrado.

No mercado de reposição, por meio de sua divisão Aftermarket, já comercializou mais de cinco milhões de amortecedores com a marca Cofap, garantindo a liderança absoluta nesse mercado específico, além de manter a maior cadeia de distribuição do país.

Com o lançamento do SFS (Software Flexfuel Sensor), no início dos anos 2000, que equipou o primeiro carro flexfuel do país, a empresa revolucionou mais uma vez o setor automotivo nacional. Hoje possui quase 50% de participação no mercado. Outras tecnologias derivativas do SFS também foram desenvolvidas, como o ECS (Ethanol Cold System), sistema de partida a frio que entrará em produção nos próximos anos, o Tetrafuel e o injetor Pico Eco. Estes desenvolvimentos renderam à empresa diversos prêmios nacionais e internacionais.

Ainda na área de powertrain, o Free Choice saiu dos bólidos de Fórmula 1 e chegou aos carros de passeio, proporcionando uma nova opção aos câmbios automático e manual: o sistema automatizado. Atualmente a Magneti Marelli fornece o equipamento para toda a linha Fiat Dualogic e para a série I-Motion da Volkswagen e é detentora de 90% do mercado de câmbios automatizados no Brasil.
O grupo italiano também foi o primeiro a apresentar para o mercado as primeiras lanternas a LED fabricados no país equipando o Fiat Idea, único modelo com a tecnologia no país.
 
Investimentos incluem unidade Mauá
Para garantir o constante desenvolvimento de inovações tecnológicas, a empresa investe pesado no setor. “Entre 15% e 20% de todo o orçamento para pesquisa, adaptação e desenvolvimento de produtos é destinado às inovações tecnológicas, ou seja, a produtos que não são solicitações de montadoras específicas, e sim desenvolvimentos inovadores da Magneti Marelli, trabalhados de forma transversal, podendo ser comercializados por qualquer montadora”, explica Virgilio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul.

Este aporte é destinado aos cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo).

No Brasil a Magneti Marelli é um dos três principais fornecedores automotivos. Depois da Itália, o Brasil é o segundo mercado em faturamento e número de colaboradores, além de contemplar todas as unidades de negócio do Grupo Marelli.

“Magneti Marelli mantem a filosofia de inovar localmente, estando cada vez mais próxima às montadoras para sentir as necessidades do mercado e desenvolver melhor seus produtos em alguns mercados estratégicos. A empresa investe no futuro, investindo em engenharia”, afirma Eugenio Razelli, CEO da Magneti Marelli.

Em algumas linhas de negócio presentes no Brasil estes investimentos representam quase 7% sobre o faturamento.

Diante deste cenário, atualmente a sistemista “tier one” trabalha no desenvolvimento de novas tendências, que assim como os seus outros produtos de sucesso, tem como prioridade a redução de emissão de CO2. Aliando a este fato à realidade das frotas circulantes das grandes cidades, que clamam pela fluidez do tráfego, e às facilidades da telemática veicular infotainment – combinação entre eletrônica, informática e telecomunicação que resulta em serviços e recursos de entretenimento, navegação, diagnóstico de problemas, mensagens de alerta – nasceu a concepção do Eco Driving, ou Eco Navegação.

Além de avaliar a dirigibilidade do condutor, a tecnologia oferece a sugestão de correção, apontando soluções para as falhas detectadas, podendo alcançar até 20% da redução na emissão de CO2.

Já no âmbito híbrido-elétricos, a Magneti Marelli, aproveitando sua experiência adquirida na Formula 1 com o KERS (Kinetic Energy Recovery System) está desenvolvendo sistemas e componentes destinados a motores híbridos e elétricos de série, exemplos são geradores de motor, sistemas de controle eletrônico, inversores, controle de bateria, e etc. Em particular, foram desenvolvidos três protótipos de híbrido-elétrico de propulsão (motores geradores elétricos com inversores integrados) capaz de fornecer uma potência de 60, 120 e 180 quilowatts, com tamanho compacto (cerca de 320x240x220 mm) e baixo peso (entre 33-57 kg).
 
No Brasil 
A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978, contando com cerca de oito mil colaboradores.

Líder de mercado em amortecedores, sistemas de injeção eletrônica e escapamentos e atua também nos segmentos de faróis, painéis de instrumentos, telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.

É dona de marcas consagradas no mercado, como Cofap, Kadron e Automotive Lighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais  capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

Apresentou crescimento positivo, com suas unidades de negócio mostrando-se em expansão, e terminou 2010 com crescimento de 12% no faturamento alcançado ano anterior, chegando a R$ 2,4 bilhões.

No mundo
A Magneti Marelli desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva. Com 77 unidades produtivas, 11 centros de P&D e 26 centros de aplicações em 18 países, 32 mil colaboradores e faturamento de € 5,4 bilhões em 2010, o Grupo fornece para as principais montadoras na Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia.

Suas áreas de negócio são Powertrain, Iluminação, Sistemas Eletrônicos, Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Exaustão, Aftermarket (peças e serviços para o mercado de reposição), Componentes e Módulos Plásticos e Motorsport.

Do ABCD Maior