Confiança da indústria fica estável em julho
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 57,9 pontos no mês julho, mesma cifra observada em junho, apontou nesta terça-feira (19/7) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O valor é 5,5 pontos menor que os 63,4 pontos registrados em julho de 2010.
De acordo com o estudo, valores acima de 50 mostram que os empresários estão confiantes e, abaixo de 50, indicam falta de confiança.
“O baixo otimismo é resultado da percepção de que as condições de negócios estão piorando em relação aos últimos seis meses”, afirmou a entidade.
O indicador das condições atuais da economia brasileira recuou de 57,6 pontos em julho de 2010 para 45,4 pontos em julho deste ano. No mesmo período, a percepção em relação à situação da empresa também caiu de 57,5 pontos para 49,7 pontos.
“Os dados confirmam que os empresários estão preocupados com os efeitos do aumento da inflação e das medidas de contenção do consumo sobre a economia e a produção das indústrias”, afirmou Marcelo Souza Azevedo, economista da CNI.
Embora menos confiantes em relação à situação atual, os empresários mantêm o otimismo sobre o desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses.
O índice de expectativas futuras ficou em 62,7 pontos, abaixo dos 66,4 pontos registrados em julho do ano passado. O indicador de expectativa sobre as condições da economia brasileira ficou em 57,3 pontos, e o da situação da empresa nos próximos seis meses alcançou 65,5 pontos em julho.
Do Brasil Econômico