Seminário Brasil do diálogo, da produção e do emprego é nesta quinta-feira (26)
Pesquisa e desenvolvimento são necessários para o País
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, participa de um dos mais importantes debates do seminário Brasil do diálogo, da produção e do emprego, que acontece das 8h30 às 18h30 desta quinta-feira (26).
Nele, os ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, vão expor as ações do governo federal em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na política industrial, de comércio exterior e emprego.
P&D são atividades de longo prazo relacionadas a ciência ou a tecnologia e conduzidas por unidades especializadas ou centros de pesquisa de universidades, empresas ou do Estado sem que haja resultados pré-determinados, mas com previsões gerais de algum benefício.
Sérgio Nobre explica que o investimento em P&D é um dos responsáveis para fazer com que o País deixe de produzir peças com baixo valor agregado e passe a fazer componentes com alta tecnologia e maior retorno financeiro.
Mais investimentos e menos importação
Os países desenvolvidos já perceberam isso e estão entre os que mais investem.
A Finlândia lidera, com 3,46% do Produto Interno Bruto (PIB), depois vem o Japão, com 3,44%, e a Coreia do Sul, com 3,21% (veja tabela).
O Brasil só aumentou os investimentos em P&D após 2002. Hoje, com 1,25% do PIB, seus investimentos são inferiores apenas aos da China (1,44%) entre as nações emergentes.
“As montadoras importaram, apenas no ano passado, 202 itens de alta tecnologia no valor de R$ 19,4 bilhões”, afirma Sérgio Nobre.
“Precisamos aumentar os investimentos em P&D para começarmos a fazer estas peças aqui por meio de um processo de nacionalização de componentes que inclua transferência de tecnologia, desenvolvimento, formação e qualificação de trabalhadores”, conclui o presidente do Sindicato.
Onde será o encontro
O seminário Brasil do diálogo, da produção e do emprego será realizado nesta quainta-feira no Moinho Santo Antonio, Rua Borges de Figueiredo, 510, Moóca, São Paulo, das 8h30 às 18h30.
Também participarão o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda Guido Mantega, e o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique.
Veja a programação e como se inscrever: http://bit.ly/k20DDM
Da Redação