Indústria de defesa pode formar novo pólo na região

Seminário "As Oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo do Campo, Região do ABC e Brasil", na próxima terça, 24, abordará o tema

Com o objetivo de debater a transferência de tecnologia na fabricação de caças a jato no Brasil e conhecer empresas dispostas a firmar parcerias, a companhia francesa de aviação Dassault realiza seminário no Senai Mário Amato, em São Bernardo, nesta terça-feira, dia 24.

A Dassault é uma das três empresas que disputa a licitação do governo federal para a compra dos 36 aviões que irão renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

O Sindicato é um dos organizadores do seminário porque tem todo o interesse no negócio. “Além de manter empregos e o parque industrial aqui, é hora de buscar novos investimentos e novos segmentos para a categoria”, afirma Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador da Regional Ribeirão Pires e diretor da Agência de Desenvolvimento do ABC.

Segundo o prefeito Luiz Marinho, por ser de alta tecnologia a indústria de defesa traz muita novidade. “A indústria de defesa é a grande possibilidade de avançarmos nas questões da inovação, do conhecimento e do desenvolvimento de tecnologia na região, lidando com produtos e serviços de alto valor agregado”, aposta Marinho.

Segundo Morcegão, os franceses querem dar início ao processo de cooperação industrial, já que pretendem oferecer transferência de tecnologia irrestrita para o governo brasileiro e também para as companhias e entidades locais.

O diretor da Dassault, Jean-Marc Merialdo, concorda. “Tenho certeza que após o seminário devemos anunciar novas parcerias em toda a região”, disse. 

São Bernardo já ganha com a disputa
O caça francês participa do programa Fx- 2, que pretende comprar 36 aviões para a frota da FAB. Concorrem também a norte-americana Boeing e a sueca Saab.

A decisão é do governo federal e deverá ser anunciada no ano que vem.

Independentemente do resultado da licita­ção, São Bernardo já contabiliza efeitos positivos da disputa. A sueca Saab inaugurou quarta-feira o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

O Centro irá auxiliar na criação de projetos específicos e inicialmente atuará nas áreas de aeronáutica, defesa e inovação urbana.

Os suecos desenvolverão também o setor de radares e uma incubadora de empresas. Tecno­logias como ciências de materiais, tecnologia da informação e da comunicação e nanotecnologia desempenharão papel importante nos projetos.

Seminário “As Oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo do Campo, Região do ABC e Brasil”

Data: Terça-feira, 24 de maio
Horário: das 9h às 17h
Local: Teatro Senai – Escola Senai Mário Amato – Av. José Odorizzi, 155, Bairro Assunção, São Bernardo 

Empresas interessadas podem obter informações sobre o seminário em rafale@saobernardo.gov.sp.br

Da Redação