Atividade da indústria paulista sobe 2% em fevereiro, diz Fiesp

Adiamento do Carnaval para março e aumento das vendas reais influenciaram o resultado

A atividade industrial paulista manteve-se em expansão em fevereiro deste ano, de acordo com dados divulgados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (29/03).  O INA ( Indicador de Nível de Atividade), que mede o desempenho da indústria de transformação paulista, registrou alta de 2% entre janeiro e fevereiro, considerando os ajustes sazonais.

Há destaque  para minerais não metálicos, com alta de 3,4%, e produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos, com aumento de 1,4%.

Sem considerar o ajuste sazonal, a atividade da indústria apresentou alta de 4,2% no período, registrando a maior taxa para o mês de fevereiro desde o início da série em 2002. Na comparação com fevereiro de 2010, o índice subiu 7,1%.

Entre os setores, há destaque de alta para minerais não metálicos, com crescimento de 3,4%, e produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos, com avanço de 1,4%.

A Fiesp revisou o dado do índice de janeiro, para alta de 1,2% sobre dezembro com ajuste sazonal, ante leitura preliminar de 0,3%.

Vendas e salários
As vendas reais da indústria paulista registraram alta de 5,3% em fevereiro, já considerando os ajustes sazonais. Se comparado a fevereiro de 2010, houve avanço de 13,8%, sem ajuste sazonal, aponta a Fiesp.

O total de salários reais pagos pela indústria paulista registraram crescimento de 3,4% em fevereiro, na comparação com janeiro, com ajuste sazonal e correção pelo IPC-Fipe. Em relação a fevereiro do ano passado, sem ajuste sazonal, houve uma alta de 3,5%.

O total de horas trabalhadas na produção, na passagem mensal, teve um aumento de 1,4%, com ajuste. Em relação ao mesmo período do ano passado, ocorreu uma expansão de 7,4%, sem ajuste.

Com Valor Online e ABCD Maior