Metalurgia faturou US$ 54 bilhões em 2009
A 16ª edição do Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico foi divulgada na terça-feira (22), pela secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). A publicação contempla estudos dos segmentos de siderurgia, ferro-gusa, ferroligas, não ferrosos e fundição no período de quatro anos (2005-2009).
Segundo a publicação, em 2009, o setor metalúrgico alcançou faturamento de aproximadamente US$ 54 bilhões, sendo a siderurgia responsável por 53% desse total. Além disso, a metalurgia participou com 27,2% do saldo da balança comercial, 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 2% no PIB nacional. O setor apresenta tradição exportadora e é a base de outras atividades econômicas relevantes para o País, como a indústria automobilística, de construção civil e de bens de capital, por isso tem destaque importante para a economia brasileira.
A SGM tem intensificado sua relação institucional com as associações representativas dos diversos segmentos produtivos, por meio de acordos de cooperação técnica firmados com entidades do setor metalúrgico como a siderurgia (IABr), alumínio (ABAL), cobre (ABC), níquel, zinco e chumbo (ICZ), estanho (SNIEE) e com a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).
Do Ministério de Minas e Energia