Indústria paulista abre 21.500 vagas em fevereiro, diz Fiesp
O emprego na indústria paulista cresceu em fevereiro. De acordo com dados da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgados nesta terça-feira, a indústria abriu 21.500 vagas no mês passado, número que representa aumento de 0,56% em relação a janeiro, nos dados com ajuste sazonal.
Considerando os dados sem ajuste, houve crescimento no nível de emprego, de 0,81%. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o saldo apresentou uma alta de 4,57%.
Em fevereiro, dos 22 setores pesquisados, 16 tiveram desempenho positivo, 3 mais demitiram do que contrataram e 3 ficaram estáveis.
O setor com maior saldo de contratação no mês passado, com relação a janeiro, foi o de fabricação de coque e produtos derivados de petróleo e de biocombustível (3,5%), seguido por produtos alimentícios (2,9%) e couros e fabricação de artigos de couro, artigos de viagem e calçados (2,4%).
Na outra ponta, o setor que mais demitiu foi o de metalurgia (-1,0%), à frente de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-0,2%) e outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (-0,1%).
Crise
O emprego na indústria paulista encerrou 2010 com geração de 114 mil empregos –alta de 4,74% em relação a 2009, o maior aumento da série histórica do indicador iniciada em julho de 2005.
Apesar das seguidas altas do emprego, a Fiesp postergou em janeiro a previsão de volta do número de trabalhadores aos patamares registrados antes da crise econômica de 2008. Agora, segunda a entidade, isso só deve acontecer no início de 2012.
A previsão é de que o número de vagas feche este ano com elevação de 3,4%.
Da Folha Online