Vendas da indústria caem 1,3% em janeiro, diz CNI
Dados mostraram que o faturamento real foi a única variável a recuar na comparação mensal dessazonalizada
As vendas reais da indústria brasileira caíram 1,3% em janeiro, em relação ao mês anterior, pelo critério dessazonalizado, conforme pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).Sem ajuste, houve queda de 16,1%.
Na comparação com janeiro de 2010, as vendas tiveram ampliação de 7,9%. De acordo com a CNI , o faturamento real foi a única variável a recuar na comparação mensal dessazonalizada. Os demais indicadores apresentaram variação positiva, embora em ritmo moderado.
Utilização da capacidade da indústria volta a 82,6% em janeiro
O nível de utilização da capacidade (UCI) da indústria brasileira situou-se em 82,6% em janeiro, em termos dessazonalizados, após marcar 82,4% em dezembro. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em janeiro de 2010, o indicador se encontrava em 81,2%. Sem ajuste, o indicador se encontrou em 80,2% em janeiro, contra 80,6% um mês antes.
Em relatório, a CNI apontou que houve recuperação de 0,2 ponto, o que corresponde à mesma queda registrada em dezembro de 2010 ante novembro. Na comparação sobre janeiro de 2010, houve destaque na expansão da UCI pelos setores edição e impressão (+12,7 pontos percentuais), e também de materiais elétricos e de comunicação (+11,2 pontos percentuais).
Horas trabalhadas no setor industrial sobem 0,6% em janeiro
As horas trabalhadas na produção da indústria nacional aumentaram para 0,6% em janeiro sobre dezembro, pelo critério dessazonalizado. Sem ajuste sazonal, apresentaram queda de 1,7%, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No comparativo com janeiro de 2010, o indicador registrou alta de 3,7%. As horas trabalhadas são um indicativo da produção industrial. Quanto à massa salarial real da indústria de transformação, foi registrada queda de 15,0% na base mensal.
No confronto anual, houve avanço de 4,0%. O nível de emprego industrial, por sua vez, mostrou alta de 0,2% em janeiro, pelo critério dessazonalizado. Sem ajuste sazonal, houve queda de 0,2%. Ante janeiro de 2010, foi verificada ampliação de 4,8%. Segundo a CNI, “a despeito da moderação da atividade industrial, o emprego cresceu nos últimos três meses seguidos”.
Do Valor Econômico, via iG Economia