Indústria paulista abre 7,5 mil vagas em fevereiro

A indústria paulista abriu 7,5 mil novos postos de trabalho em fevereiro, resultado que representa estabilidade na comparação com o mês anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira (18) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

As novas contratações industriais no Estado foram puxadas principalmente pela indústria alimentícia, que abriu 3.111 vagas em fevereiro. A maior parte desses novos trabalhadores foram admitidos pelo setor açucareiro.

A indústria de artefatos de couro e calçados contratou 2.254 novos funcionários em fevereiro, enquanto o setor de artigos de vestuário criou 1.925 vagas no mesmo mês.

O emprego no setor manufatureiro deve encerrar 2014 com taxa de criação também perto de zero, avalia o gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Moreira. Na avaliação dele, o resultado de fevereiro é fraco e não traz novidade em relação ao desempenho que a indústria teve no ano passado.

“A indústria já fez, em 2012 e 2013, um grande ajuste de quadro de funcionários para uma demanda que há tempos não está aquecida. Dada a conjuntura atual e a expectativa de um PIB sem nenhum crescimento expressivo, nossa projeção de emprego zero deverá ser confirmada”, afirmou Moreira.

Do Valor Econômico