Concessão de vistos de trabalho aumentou 13% no primeiro semestre

A quantidade de estrangeiros que conseguiram visto de trabalho para o Brasil aumentou 13,2% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, mostra o balanço divulgado nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho.
 
Nos primeiros seis meses do ano 32,9 mil estrangeiros obtiveram permissão para trabalhar no país, sendo 29 mil com vistos temporários e 3,9 mil permanentes. Na primeira metade do ano passado o governo concedeu 26,5 mil autorizações de trabalho estrangeiro no país.
 
Quase metade dos vistos permanentes concedidos no primeiro semestre deste ano foi de permissões a haitianos, que totalizaram 2,1 mil aprovações pelo Conselho Nacional de Imigração.
 
Grande parte dos estrangeiros com visto de emprego no país continua sendo absorvida pelo trabalho a bordo de embarcações ou plataformas estrangeiras. Em seguida se destacam as atividades artísticas e desportivas, além de prestação de serviços de assistência técnica.
 
Entre os países que mais exportam mão de obra para o Brasil estão os Estados Unidos (4,5 mil autorizações de trabalho); Filipinas (2,3 mil); e Reino Unido (2 mil).
 
“A vinda de trabalhadores dos Estados Unidos está relacionada aos investimentos feitos pelas empresas e também porque a maior parte de artistas que vêm ao Brasil são daquele país”, afirma o coordenador-geral de imigração do ministério, Paulo Sérgio de Almeida.

Do Valor Econômico