Projeto do Dieese busca combater a informalidade

O Dieese desenvolveu o projeto Redução da Informalidade por Meio do Diálogo Social. A iniciativa está em fase experimental, na qual quatro setores de diferentes cidades foram selecionados para receber os pilotos. São eles: confecção [Caruaru/PE], comércio [Porto Alegre/RS], construção civil [Curitiba/PR] e agronegócio [Morrinhos/GO].

A seleção se deu em função do alto grau de informalidade, capacidade de mobilização e de resolução de conflitos, além da cooperação interinstitucional. Nesta etapa a meta é a formalização de cinco mil postos de trabalho.

O projeto foi iniciado a partir da constatação de que a informalidade é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento econômico e social do país. Para o Dieese, a falta de coordenação entre as múltiplas instâncias governamentais federais, estaduais e municipais propicia o baixo comprometimento das organizações com o enfrentamento do problema.

Voltado para trabalhadores assalariados sem carteira assinada, cooperativados, autônomos, pequenos e micro empreendimentos, pequenas e médias empresas, o projeto promove ações coordenadas que favoreçam a formalização do trabalho por meio do diálogo social e da articulação de redes locais, regionais e nacionais.

O desenvolvimento acontecerá por meio da mobilização dos atores sociais envolvidos, que farão visitas de sensibilização nas localidades selecionadas, realização de oficinas para mapeamento das demandas e elaboração de plano de ação para intervenção social e acompanhamento.

Com informações da CUT Nacional