Lupi diz a empresários que todos ganham com jornada de 40h semanais
Ao falar sobre redução de encargos trabalhistas, o ministro reiterou que não aceita qualquer retirada de direitos
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que a economia brasileira está madura para assimilar a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução de salário.
Durante debate com empresários em Natal (RN), na última segunda-feira (5), o ministro disse que esta é uma mudança “em que todo mundo sai ganhando”.
“Trabalhadores e empresários dependem um do outro, e este é um momento extraordinário para avançarmos nessa relação”, assinalou Lupi.
Ao falar sobre redução de encargos trabalhistas, o ministro reiterou que não aceita qualquer retirada de direitos.
Ele acenou, entretanto, com a perspectiva de debater a redução de impostos sobre a folha de pagamento – desde que o tema seja tratado com profundidade, envolvendo todos os segmentos da sociedade.
“A adoção do sistema ‘Simples´ foi uma grande vitória para pequenas e médias empresas. E podemos fazer mais, especialmente para o setor produtivo, mas este não deve ser um esforço apenas do Governo Federal. Vamos debater também a redução dos tributos estaduais e das contribuições (dos empregadores) ao Sistema S”, defendeu.
Crise financeira
“O mundo inteiro reconhece o sucesso da política econômica do Governo Lula, e a verdade é que nossa legislação trabalhista, tão criticada, ajudou a reforçar o mercado interno e imunizar nossa economia”, completou Lupi.
Da Agência Sindical