SENAI abre inscrições para nove cursos superiores no Estado

Títulos atendem demanda por desenvolvimento tecnológico. Pesquisa com estudantes da rede, após um ano de conclusão de curso, mostra que índice de empregabilidade na área escolhida supera 90%

O SENAI-SP está abrindo, de 22 de abril a 22 de maio, inscrições para nove cursos superiores de tecnologia. As novidades deste semestre são o lançamento do curso de Eletrônica Industrial, na recém-criada Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta, na Vila Mariana, e a possibilidade de realização das inscrições via internet.

 As nove faculdades que levam o selo SENAI-SP no Estado de São Paulo têm por objetivo atender às competências exigidas pelo mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza o contato com novas tecnologias. Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos:
Tecnologia em Produção Gráfica;
Tecnologia em Mecatrônica Industrial;
Tecnologia em Processos Ambientais;
Tecnologia em Produção de Vestuário;
Tecnologia em Polímeros;
Tecnologia em Automação Industrial;
Tecnologia em Fabricação Mecânica
Tecnologia em Processos Metalúrgicos;
Tecnologia em Eletrônica Industrial.
 
As unidades estão instaladas nos municípios de Osasco, São Carlos, Taubaté, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo (Mooca, Vila Leopoldina, Bom Retiro e Vila Mariana).

A oferta desses cursos está diretamente vinculada ao novo perfil das empresas, que adotam políticas cada vez mais calcadas na competitividade. O grande diferencial do SENAI-SP para se manter sintonizado com essa realidade é a criação de comitês técnicos setoriais, que reúnem representantes da industria, dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, dos educadores e dos tecnólogos, durante a elaboração do currículo.

“Ouvimos todas as necessidades do mercado para que as competências profissionais buscadas pelo mercado sejam contempladas no curso”, afirma José Carlos Mendes Manzano, Auditor Educacional do SENAI-SP. Prova disso é que mais de 90% dos alunos formados há um ano estão empregados na área escolhida.
 
Em busca de novas tecnologias – Segundo dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), as empresas que inovam e diferenciam seus produtos são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil. O mesmo instituto calcula que a reserva de mão-de-obra no País é de 9,1 milhões de profissionais, justificando a necessidade de capacitação e a aquisição de novas competências para alcançar uma vaga no mercado de trabalho.

Do Senai