O Educafro fez a cabeça dele

Depois de cursar o pré-vestibular na sala do Educafro no Sindicato, Chiquinho (foto) ampliou sua visão de mundo.

Antes, o sonho. Hoje, a realidade

Francisco Dias Filho, de 42 anos, é ferramenteiro na Toyota há 18 anos e lá passou por diversas áreas. Mas foi há 20 anos que conheceu a função que mais o marcou, ainda em João Pessoa, na Paraíba – sua terra natal -, quando trabalhou no Tribunal de Justiça.
Desde então sonhava em voltar aos tribunais, só não sabia como. Até que um dia, durante a leitura da Tribuna Metalúrgica, descobriu a existência do Núcleo Grande Otelo do curso pré-vestibular da Educafro, na Regional Diadema.

Chiquinho, como é conhecido na fábrica, frequentou as aulas por seis meses e conseguiu entrar no curso de Direito da Universidade Metodista.
“O Educafro me mostrou um mundo novo, com uma percepção diferente do sistema educacional. Não me direcionou só para o vestibular, mas para cursar a faculdade com um olhar diferenciado”, contou.


Chiquinho busca transferência para o departamento jurídico na Toyota

O metalúrgico demonstrou sua gratidão trabalhando. Nos cinco anos de faculdade, deu aulas como voluntário aos finais de semana no núcleo da Regional. Em 2007, formou-se e neste ano passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua meta, agora, é trabalhar na área. Já com um sonho.

Plano
“Quero continuar na Toyota, só mudar de setor. Aprendi muito aqui e quero continuar na empresa”, planeja. Chiquinho aproveita pra revelar a razão de seu sucesso. “Basta entrar de cabeça e lutar muito pelo que se quer. Foi assim que consegui superar as dificuldades que encontrei. Se consegui, todo mundo também pode”, conclui.

A Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes (Educafro) é uma associação de cursinhos comunitários presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O principal objetivo é ajudar na democratização do acesso à universidade.
Além de oferecer preparação para os processos seletivos das instituições de ensino superior, ela também ensina importantes lições na área de Cidadania.
As inscrições para o cursinho pré-vestibular no núcleo Grande Otelo serão reabertas em 2009.