Concessão de crédito cresce mais de 7% em setembro
As concessões de crédito no País voltaram a crescer em setembro, com alta mensal de 7,4%, na maior expansão desde dezembro passado e que interrompeu três meses seguidos de queda.
O índice avançou após recentes medidas de estímulo adotadas pelo governo federal, informou o Banco Central (BC) na semana passada.
Nos meses de julho e agosto, o Ministério da Fazenda e o BC injetaram cerca de R$ 70 bilhões na economia, o que levou a um crescimento de 7,5% se considerados os empréstimos direcionados.
O BC informou ainda que o estoque total de crédito no Brasil subiu 1,3% em setembro sobre o mês anterior, chegando a R$ 2,9 trilhões, ou 57,2% do Produto Interno Bruto (PIB), maior ritmo em relação à alta de 0,92% vista em agosto.
“O crédito deve seguir crescendo em ritmo moderado em linha com nossa projeção para o ano, que é de 12%”, afirmou o chefe do departamento Econômico do BC, Túlio Maciel.
Segundo o BC, a inadimplência no mercado de crédito brasileiro no segmento de recursos livres ficou em 5% em setembro, igual aos dois meses anteriores. Considerando o crédito total, a inadimplência ficou em 3%, ante 3,1% em agosto.
Da Redação