“Visita aperfeiçoa relações com a China”
Rafael Marques recepcionou delegação chinesa
O presidente do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Rafael Marques, recebeu na manhã de ontem uma delegação de empresários chineses da província de Shandong para dar início a uma relação comercial entre as regiões.
“Em 2020, a China será a maior economia do mundo e temos muito que aprender com eles para aperfeiçoar nossas relações”, destacou.
Segundo Rafael, ABC e Shandong são semelhantes por seu status de polos industriais. “Estamos dando este primeiro passo para constituir projetos com a participação do Brasil e da China, com transferência tecnológica entre os países e a utilização do potencial humano que o ABC dispõe, principalmente no setor de ferramentaria, energético, de maquinário, químico e de petróleo e gás”, disse.
Além da mão de obra qualificada do ABC, a proximidade das regiões com portos – o Porto de Santos e os portos de Shandong – favorecem o relacionamento entre as nações.
Inclusive, a visita dos chineses ao Brasil já apresenta resultados, com a iniciativa de conhecer melhor as possibilidades que o país oriental tem a oferecer ao Brasil.
“Estamos organizando uma missão brasileira para a província de Shandong com a participação dos representantes dos trabalhadores, dos órgãos públicos e de empresários dos APLs, os Arranjos Produtivos Locais, com o objetivo de elaborar projetos de cooperação que sejam de interesse dos dois países”, antecipou Rafael.
Para ele, é viável construir uma pauta comum que extrapole a questão comercial entre o Brasil e a China. “Acreditamos que é possível inserir uma pauta social, política e diplomática entre a região do ABC e a província de Shandong”, concluiu.
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, também recebeu os integrantes da delegação chinesa.
Saiba mais sobre a província de Shandong
Capital – Jinan
Área – 156.700 km²
População – 96 milhões de habitantes – segunda maior da China
3º maior PIB (Produto Interno Bruto) do país
Grande produtora de máquinas e equipamentos para extração e refino de petróleo e derivados
Abriga 137 universidades e 560 escolas técnicas
Possui quatro portos, com volume de movimentação no valor de R$ 490 bilhões em 2012
A malha ferroviária permite percorrer os 420 km que separam a capital Jinan e Beijin, capital da China, em 1 hora e meia
Da Redação