Exportações de veículos brasileiros para a Argentina recuam 25%

 Uma das molas propulsoras da produção automotiva brasileira em 2013, as exportações de veículos para a Argentina, destino de quatro a cada cinco carros embarcados no Brasil, registram queda de 25% neste ano.

No total, 45,5 mil veículos produzidos no Brasil tiveram como destino o mercado argentino nos dois primeiros meses de 2014, quase 15 mil unidades a menos do que os 60,4 mil de um ano atrás.
Além das restrições impostas pelo governo de Cristina Kirchner para limitar a saída de dólares, como o corte de praticamente um terço das importações de carros que vinham sendo feitas em 2013, o desempenho é afetado pela retração do consumo no parceiro do Mercosul.
Segundo a Adefa, entidade que reúne as montadoras instaladas na Argentina, as vendas de veículos no país caíram 19,2% no acumulado de janeiro a fevereiro, comparativamente a igual período de 2013.
A produção das montadoras argentinas também está em baixa – 8,1% a menos do que o volume fabricado no primeiro bimestre do ano passado -, o que também prejudica as exportações dos fabricantes de autopeças brasileiros que abastecem as linhas de montagem do outro lado da fronteira. Dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex) mostram que os argentinos compraram US$ 543,9 milhões em peças brasileiras no primeiro bimestre, 12% a menos do que nos dois primeiros meses do ano passado.
Do Valor Econômico