Inadimplência do consumidor cai em fevereiro
O número de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas caiu 1,7% em fevereiro na comparação com janeiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador caiu 2,3%. Este foi o nono recuo consecutivo no mês de fevereiro. No primeiro bimestre do ano houve queda também em relação ao mesmo período do ano passado (3,2%).
As dívidas com os bancos caíram 3,2% e com os cheques sem fundos 10,8%. Os dois itens foram os que mais contribuíram para a queda no índice em fevereiro. Os títulos protestados caíram 16,7%. A inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia, fornecimento de energia elétrica e água etc.) apresentou crescimento de 2,6%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inflação em alta, os aumentos sucessivos das taxas de juros e o crescimento mais fraco da economia contribuem para tornar mais lenta a queda da inadimplência do consumidor. Segundo eles, a queda de um mês, comparada à do mesmo mês do ano anterior, é menor desde outubro do ano passado.
Da Agência Brasil