Produção de veículos tem alta de 12,4% em 2013

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a produção de veículos no país teve alta de 12,4% sobre o mesmo período de 2012, com a fabricação de 3,17 milhões de unidades, informou a associação de montadoras, Anfavea, nesta quarta-feira (6).

A Anfavea estima crescimento de cerca de 12% na produção neste ano, para recorde de 3,79 milhões de unidades.

A produção brasileira de veículos em outubro subiu 0,5% sobre o mesmo período do ano passado. O volume de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no mês passado somou 323,8 mil unidades, queda de 2,5% sobre setembro.

Anfavea mantém previsão de alta de até 2% nas vendas em 2013

A Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no país, manteve hoje a expectativa de crescimento de 1% a 2% das vendas de veículos neste ano, apesar do recuo de 0,7% dos licenciamentos no acumulado de janeiro a outubro.

Luiz Moan, presidente da entidade, disse que aguarda uma corrida de consumidores às concessionárias no fim do ano, diante da expectativa de retirada de parte dos descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em janeiro. 

Ele lembrou ainda que os preços dos carros serão pressionados pela obrigatoriedade de equipamentos de segurança — airbag e freios ABS — a partir do ano que vem, o que também pode estimular a antecipação de compras por consumidores que querem escapar desse aumento.

A expectativa positiva de Moan também se baseia na tendência de ações mais agressivas das marcas em feirões e promoções especiais.

O executivo observou, contudo, que a seletividade dos bancos nas liberações de crédito é um fator que afeta o segmento. “O crédito ainda é uma dificuldade para nosso setor”, afirmou, acrescentando que, apesar do recuo na inadimplência, os financiamentos seguem em queda.


Da Reuters /Valor Econômico