Setembro tem menor taxa de desemprego

A taxa de desemprego ficou em 5,4% em setembro, segundo pesquisa do IBGE, divulgada hoje. A taxa se manteve em um nível historicamente baixo. Em setembro de 2012, o índice também havia sido de 5,4%.

O crescimento estimado para 2013 está na faixa de 2,5%.

Para Cimar Azeredo, coordenador de Emprego e Rendimento do IBGE, o “quadro atual mostra que não há avanço em relação a 2012 em termos de redução da desocupação”.

O técnico ressalta, porém, que a pequena variação da taxa de desemprego de agosto para setembro corresponde a uma estabilidade do ponto de vista estatístico, ficando dentro da margem de erro da pesquisa para esse indicador.

Indicadores do comércio apontaram agosto melhor que o previsto (com alta de 0,9%), o que pode indicar uma estabilidade do PIB no terceiro trimestre – antes, esperava-se uma queda.

Ocupados

Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas em setembro (23,2 milhões nas seis regiões pesquisadas) teve ligeira queda de 0,1% em relação a agosto. Foram fechadas 31 mil vagas. Já em relação a setembro de 2012, houve uma alta moderada de apenas 0,1%.

 

Pelos dados do IBGE, a renda subiu 1% de agosto para setembro, estimada em R$ 1.908. Já na comparação com setembro de 2012, houve alta de 2,2%.

 

Da Folha de São Paulo