Brasil fecha 1º semestre como 4º maior mercado de carros no mundo
O Brasil encerrou o primeiro semestre do ano como o quarto colocado no ranking mundial de venda de carros.
Segundo dados da Jato Dynamics do Brasil, consultoria especializada no setor automotivo, o País teve 4,6% mais emplacamentos entre janeiro e junho deste ano do que no mesmo período de 2012, somando 1,7 milhão de unidades.
No ano passado, o País apareceu em quinto lugar no ranking semestral.
A China mantém a liderança, ultrapassando a marca de 9 milhões de carros vendidos nos primeiros seis meses do ano, com crescimento significativo de 18,4%, se comparado ao mesmo período de 2012.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com aumento de 7,6%, seguidos pelo Japão, que registrou queda de 8,1%, em relação ao ano anterior.
Atrás do Brasil ficaram Alemanha, que era o quarto maior mercado no primeiro semestre de 2012, com baixa de 8,1% nas vendas.
Depois vêm Índia e Rússia, com redução de 7,9% e 5,7%, respectivamente.
A Grã Bretanha subiu para a oitava posição com crescimento de 10,1%, enquanto a França, ainda sofrendo com a crise econômica, teve queda de 10,9% nas vendas. O Canadá entrou novamente para a lista dos 10 maiores mercados no mundo, deixando a Itália de fora, apresentando aumento de 2,3% nos emplacamentos.
Da Redação