Governo federal promete Inovar-Peças até janeiro
Reunião no MDIC, na última quarta. No destaque, o coordenador da Subseção Dieese no Sindicato, Fausto Augusto Jr., e o presidente do Sindicato, Rafael Marques
Na última quarta-feira, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, recebeu do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, o compromisso de que o programa de incentivos às autopeças, o Inovar-Peças, entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014.
A informação foi passada durante encontro realizado em Brasília, que contou também com a participação de representantes do Sindipeças e da Anfavea, o sindicato das montadoras.
“O governo federal está convicto e sabe que as medidas de incentivo ao setor estão fortalecendo a cadeia automotiva brasileira e atraindo investimento de novas montadoras para o País”, afirmou Rafael.
Defasagem
Segundo ele, assim como aconteceu no novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, o programa direcionado às autopeças vai ampliar as pesquisas para o fornecimento ao setor automotivo e, como no outro programa, atrair novas empresas para o Brasil.
“Sabemos que há uma defasagem tecnológica entre os produtos fabricados no País e os feitos no exterior que são fornecidos para as montadoras”, prosseguiu Rafael.
“O Inovar-Peças ocupará este espaço e contribuirá para o desenvolvimento de peças com maior conteúdo tecnológico no parque industrial brasileiro”, disse.
Programa é baseado em três pilares
De acordo com o presidente do Sindicato, os representantes do MDIC garantiram que a medida provisória (MP) criando o Inovar-Peças estará concluída em cerca de dez dias.
Depois ela segue para debate na Câmara Federal e deve ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff até o final do ano.
“O programa estará baseado em três pilares”, adiantou Rafael.
“A rastreabilidade – que é o controle do conteúdo local –, o financiamento de pesquisas tecnológicas e a qualificação profissional”, contou.
“Nosso papel é garantir que a medida seja apresentada o quanto antes”, finalizou Rafael.
Seminário sobre Segurança Veicular é hoje
Em parceria com a Prefeitura de São Bernardo e o Instituto Mauá de Tecnologia, o Sindicato realiza hoje, a partir das 9h, no Teatro Cacilda Becker, o Seminário sobre Segurança Veicular Brasil-Suécia.
Segundo o presidente do Sindicato, Rafael Marques, o seminário é importante porque a partir de 2014 o Brasil adotará uma nova legislação para tornar os carros mais seguros, com obrigatoriedade do uso de airbags e do sistema de freios ABS.
“Precisamos nos preparar para produzir esses carros no País e testá-los aqui mesmo. O Seminário irá contribuir para que a indústria automotiva possa fazer isso”, afirmou Rafael.
Padrões
Para o dirigente, as novas normas de segurança veicular brasileiras estão cada vez mais próximas das exigências internacionais.
“Quando alcançarmos os padrões dos Estados Unidos e Europa abriremos mais uma porta para a nossa produção, pois hoje a exportação é proibida porque não alcançamos os padrões de segurança que eles exigem”, defendeu Rafael.
Da Redação