Confiança do varejo em SP sobe em setembro, indica FecomercioSP

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo subiu 2,7% em setembro, para 113,1 pontos, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Foi o segundo aumento mensal consecutivo no indicador, que varia numa escala de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), e havia registrado 110,1 pontos em agosto.

A elevação do índice se deve a avaliações mais positivas a respeito das condições atuais e futuras da economia. Para a FecomercioSP, a confiança do empresário mostra sinais de recuperação. “Entretanto, há indícios de uma menor disposição para investir – o que reforça o fato de os empresários ainda estarem cautelosos quanto ao nível de atividade econômica, bem como do ciclo de consumo”, pondera a entidade, em nota.

O subíndice que mede as condições atuais do empresário do comércio permanece na área de pessimismo, mas registrou em setembro avanço significativo de 12,4%, passando de 78,4 pontos em agosto para 88,2. O avanço foi influenciado, principalmente, pelo item que mede a percepção dos comerciantes em relação às condições atuais da economia (CAE), com alta de 19,2% no mês.

O subíndice que analisa a expectativa do empresário também apontou alta de 1%, ao passar de 144,4 pontos em agosto, para 145,9 pontos em setembro. Quando se avalia o item da percepção em relação à economia verificou-se alta de 2,8%.

Por outro lado, o subíndice que mede a propensão a novos investimentos dos comerciantes apresentou queda de 2,1%, com diminuição de 107,5 pontos, em agosto, para 105,2 pontos, em setembro. A maior influência negativa foi apurada no quesito de novos investimentos, que caiu 3,7%.

Do Valor Econômico