Inadimplência cai ao menor nível desde maio de 2011, aponta Serasa

A inadimplência recuou pelo quarto mês consecutivo em setembro e se estabeleceu no menor patamar desde maio de 2011, mostra o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. No mês passado, na comparação com agosto, o índice caiu 2,8%. Na comparação anual, com setembro de 2012, a inadimplência registrou declínio de 10,8%.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o volume de atrasos no pagamentos teve crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 0,7%, um recuo ante os 2,2% nos oito primeiros meses do ano. 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, baixas taxas de desemprego, recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores sobre novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência nestes últimos meses.

Tanto as dívidas não bancárias, referente a cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, quanto aquelas com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6% e 2,9% . Os títulos protestados também caíram 20%, mas representaram contribuição leve, de 0,3 ponto percentual, no índice.

Os dados da Serasa Experian seguem em linha com outro indicador de inadimplência dos consumidores, divulgado ontem pela Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). De acordo com a empresa, os novos registros de inadimplência recuaram 2,1% entre agosto e setembro, já descontados os efeitos sazonais, acumulando queda de 0,5% nos nove primeiros meses de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Do Valor Econômico