Confiança do consumidor melhora em setembro, aponta FecomercioSP
A confiança do consumidor paulistano em relação à economia melhorou em setembro, embora ainda seja menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pela entidade subiu 2,8% em setembro, para 136,7 pontos, ante 133 pontos em agosto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, contudo, quando marcava 158,3 pontos, o indicador registrou queda expressiva de 13,6%. O ICC varia entre zero (pessimismo total) e 200 pontos (otimismo total).
Para a FecomercioSP, o avanço da confiança entre agosto e setembro reflete a desaceleração da inflação e o menor endividamento do consumidor.
Os dois indicadores que compõem o ICC mostraram o mesmo comportamento, alta ante agosto, queda ante setembro do ano passado. O índice que mede a percepção em relação às condições econômicas atuais subiu 4,8%. Já o indicador que mede as expectativas futuras aumentou 1,4%, ambos ante o mês anterior. Na comparação com o mesmo mês em 2012, contudo, registraram quedas respectivas de 11,3% e de 15,2%.
A apuração é segmentada por idade, sexo e renda. O único grupo que registrou queda do índice de confiança em setembro, em relação a agosto, foi o de renda superior a dez salários mínimos, com recuo de 3,8%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o índice caiu 21,5% para essa faixa de renda (de 164,3 pontos para 129 pontos).
Em contrapartida, as famílias com renda menor estão mais otimistas. Para essa parcela de paulistanos, o índice subiu 5,9% em setembro em relação a agosto (de 155,5 pontos para 140,4 pontos) e perdeu 9,7% em relação a setembro do ano passado (de 132,6 pontos para 155,5 pontos). Apesar da redução em relação ao mesmo mês de 2012, essa foi a menor queda de confiança verificada em relação aos grupos pesquisados.
Analisando as condições econômicas atuais, as mulheres estão mais otimistas, com aumento de 6,9% no índice, de 128,1 pontos, em agosto, para 137 pontos, em setembro. Segundo a FecomercioSP, o resultado confirma que o público feminino – na maioria das vezes, o responsável pelo orçamento doméstico das famílias – está menos incomodado com a alta dos preços.
No índice que mede a percepção futura do consumidor, também houve disparidade entre os consumidores de rendas diferentes. Os paulistanos com renda inferior a dez salários mínimos estão 5,9% mais confiantes no futuro, passando de 132,3 pontos, em agosto, para 140,2 pontos, em setembro. O índice para os consumidores com renda acima deste patamar de renda caiu 8% – de 134,5 pontos, em agosto, para 123,8 pontos, em setembro.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. A pesquisa abrange 2.100 consumidores no município de São Paulo.
Do Valor Econômico