Produção de veículos acelera e avança 13,9% no ano

As montadoras no Brasil aceleraram suas atividades em setem­bro e produziram 311,9 mil carros, 17,1 mil caminhões e 3,05 mil ônibus.

No acumulado do ano, a indústria automotiva atingiu a marca de 2,84 mi­lhões de unidades, crescimento de 13,9% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2012, segundo informações divulgadas na última sexta-feira, pela asso­ciação de montadoras, a Anfavea.

Já as vendas, cres­ceram 7,6% na compa­ração com o ano pas­sado, chegando a 309,9 mil veículos novos em setembro.

Ainda segundo a Anfavea, as exporta­ções de veículos e má­quinas agrícolas soma­ram R$ 2,86 bilhões no mês passado, alta anual de 28,1%.

Considerando apenas veículos, as ex­portações somaram R$ 2,24 bilhões no mês passado com vendas externas de 45,5 mil unidades.

Conteúdo nacional

“A nossa expec­tativa é que com a de­finição da forma de controle do conteúdo nacional essa acelera­ção possa irradiar para o setor de autopeças”, afirmou o secretário­-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“Com isso, tere­mos um crescimento mais vigoroso neste setor com mais geração de empregos e melho­res salários”, concluiu o dirigente.

O que é rastreamento de conteúdo regional?

É a verificação da origem, ou seja, a identificação do local da produção das peças e dos componentes que são usados na montagem de um sistema automotivo.  Por exemplo, no sistema de freio ou no sistema elétrico.

Da Redação