Venda de veículos novos sobe 7,6% em setembro, indica Anfavea
As vendas de veículos novos no Brasil alcançaram 309,9 mil unidades no mês passado, marcando uma alta de 7,6% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com agosto, que teve um dia útil a mais de venda, o resultado de setembro foi inferior em 5,9%, informou a Anfavea, entidade que abriga as montadoras instaladas no país, nesta sexta-feira.
O resultado reduz para 0,3% a queda dos emplacamentos no acumulado do ano, que estava em 1,2% no fechamento de agosto. No total, 2,78 milhões de veículos – entre automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus – foram licenciados entre janeiro e setembro.
As previsões da Anfavea, que foram revistas no mês passado, apontam para um crescimento de 1% a 2% do mercado automotivo neste ano.
Quando se consideram apenas os carros de passeio e os utilitários leves, foram licenciadas 294,4 mil unidades no mês passado, uma alta de 6% ante o resultado de um ano antes. Na comparação com agosto, as vendas nesse segmento – beneficiado por descontos no IPI – mostraram queda de 5,9%.
Diferenças de calendário ajudam a explicar a disparidade nos resultados. Enquanto setembro deste ano teve dois dias úteis de venda a mais em relação ao mesmo mês de 2012, na comparação com agosto, houve um dia útil a menos. Além disso, houve um abrandamento na base de comparação anual, já que setembro do ano passado foi marcado por uma “ressaca” do mercado após a marca histórica de mais de 405 mil carros vendidos no mês anterior.
O balanço da Anfavea mostra ainda que o setor de caminhões registrou crescimento de 48,9% em relação aos volumes de setembro de 2012, um ano bastante negativo para essa indústria. Na comparação com agosto, contudo, houve queda de 3,9% nas vendas, que somaram 12,7 mil caminhões no mês passado.
Em setembro, também houve um crescimento de 46% nas vendas de ônibus, comparativamente ao mesmo mês de 2012. Em relação a agosto, porém, esse segmento registrou queda de 5,7%, com 2,7 mil unidades emplacadas.
Os importados responderam por 19,1% de todos os veículos vendidos em setembro, acima dos 18,9% do mês anterior.
Do Valor Econômico