Inovar-Auto incentiva abertura de novos empregos no País
Com o anúncio da nova planta feito pela Mercedes, chega a 26 o número de fabricantes com projetos no País por causa do Novo Regime Automotivo.
Após encontro entre o presidente mundial da Mercedes, Andreas Renschler, e a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, a montadora anunciou ontem investimentos de R$ 510 milhões na construção de uma fábrica de automóveis em Iracemápolis, no interior do Estado de São Paulo.
A empresa tomou a decisão de investir em uma nova planta no Brasil devido às políticas de incentivo fiscais previstas pelo Novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que é resultado da luta dos Metalúrgicos do ABC.
Com a Mercedes, outras 25 fabricantes de veículos de passeio, caminhões e ônibus já anunciaram investimentos de cerca de R$ 50 bilhões no Brasil.
Na nova fábrica, a Mercedes estima criar cerca de mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos até 2016, quando a previsão é que a planta esteja produzindo 20 mil unidades por ano.
Anchieta
“Essa é mais uma prova de que a categoria estava certa lá atrás, quando ocupamos a Anchieta para pedir urgência do governo federal na criação de um plano de desenvolvimento que garantisse a permanência da produção automotiva no Brasil”, lembrou o diretor de Comunicação do Sindicato e CSE na Mercedes, Valter Sanches.
Segundo ele, a manifestação ocorreu porque os empregos na cadeia estavam ameaçados – e ainda estão – por causa da enxurrada de importações de peças destinadas a fabricação de veículos no País.
Aquecimento
“As multinacionais foram contrariadas com o Inovar-Auto e, por isso, muitas tentam atrasar algumas questões do programa, como a rastreabilidade de conteúdo nacional”, lembrou.
Sanches destacou que o novo Regime determina a utilização de peças nacionais que precisam ter origem comprovada. “Quando isso acontecer, toda a cadeia produtiva será ampliada”, previu.
A indústria automotiva apresenta sinais positivos de crescimento em decorrência do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto.
O que é rastreamento de conteúdo regional
É a verificação da origem, ou seja, a identificação do local da produção das peças e dos componentes que são usados na montagem de um sistema automotivo. Por exemplo, no sistema de freio ou no sistema elétrico.
Mercedes de São Bernardo disputará produção de componentes
O diretor de Comunicação do Sindicato e CSE na Mercedes, Valter Sanches, disse que a vinda para o Brasil de um novo carro da montadora será assunto dos debates sobre o futuro da planta de São Bernardo.
“Por conta da nossa discussão sobre o futuro da fábrica na cidade, vamos disputar a produção de componentes para este novo automóvel”, destacou.
Segundo ele, como a montadora terá que atender os quesitos do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, ela terá que adquirir também as peças no País.
Postos de trabalho
“O Inovar-Auto determina que das doze etapas de produção de um carro, oito terão que ser feitas pela empresa”, lembrou Sanches.
“Essa determinação vai de encontro a decisão da assembleia dos trabalhadores na Mercedes, quando decidiu que nada sai da fábrica sem que seja substituído por outro produto que garanta os postos de trabalho”, assegurou o dirigente.
Da Redação