Sindicato comemora lançamento de plano de inovação
Medida atende reivindicações feitas há dois anos durante o seminário Brasil do diálogo, da produção e do emprego organizado pelo Sindicato, a CUT e empresários

Dilma Roussef anuncia investimentos de R$32,9 bi
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, comemorou o anúncio de investimentos de R$ 32,9 bilhões para inovação tecnológica na indústria e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Embrapii.
Os investimentos e a nova empresa fazem parte do Plano Inova Empresa, lançado ontem pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, e prevê uma política de apoio e valorização de iniciativas inovadoras para as micro, pequenas e médias empresas.
“Essa medida atende às reivindicações feitas há dois anos, durante o seminário Brasil do diálogo, da produção e do emprego, que reuniu Sindicato, governo federal e empresários para debaterem o futuro da indústria no País”, lembrou o presidente.
Segundo ele, a Embrapii irá funcionar da mesma maneira que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) atua para o desenvolvimento da agricultura, só que a nova estatal estará voltada para a indústria.
“Já tínhamos avaliado, na ocasião do seminário, a necessidade de termos um espaço permanente de diálogo, capaz de fazer uma ponte entre as demandas das empresas e a pesquisa produzida no País, garantindo avanços tecnológicos e empregos com melhor remuneração”, afirmou Rafael.
Mais emprego
O presidente do Sindicato destacou que o Plano anunciado ontem pode melhorar o nível de emprego em áreas técnicas.
“Os trabalhadores em áreas de pesquisa e tecnologia estão entre os mais bem remunerados na indústria e o programa pode aumentar esse nível de participação”, disse.
Para garantir que os companheiros estejam capacitados para ocupar mais vagas neste setor, o Plano Inova Empresa também prevê a valorização da educação.
“A preocupação da presidenta Dilma com a educação de qualidade para garantir o sucesso deste plano de desenvolvimento da indústria do País vem ao encontro dos esforços deste Sindicato”, destacou Rafael.
Neste sentido, o dirigente lembrou as diversas iniciativas dos Metalúrgicos do ABC para dar mais oportunidades de ensino aos trabalhadores, com parcerias com o Senai e com o próprio governo federal, no convênio para a construção da Escola de Formação do Sindicato.
Da Redação