Produção industrial avança em janeiro
A produção de metalurgia básica avançou 5,3%, após recuo de 4,9% em dezembro
Após recuar 0,8% em dezembro, a produção industrial voltou a avançar no mês de janeiro, expandindo 0,2% em relação ao mês anterior.
Na comparação com janeiro de 2010, a alta é de 2,5%, mesma taxa observada em dezembro. Nos últimos 12 meses, a produção industrial acumula alta de 9,4%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (3/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Teve destaque a produção de bens de consumo duráveis que, após recuar 0,6% em dezembro, teve alta de 6% no mês de janeiro. Por sua vez, a produção de bens de capital cresceu 1,8% comparado com dezembro – no mês anterior, havia recuado 0,5%.
O setor de bens de consumo semiduráveis e não duráveis cresceu a 0,3%. Já os bens intermediários foram os únicos a registrar recuo, de 0,4%.
A produção de metalurgia básica avançou 5,3%, após recuo de 4,9% em dezembro, e a produção da indústria farmacêutica aumentou 5,4%, após queda de 2,1%. O setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações teve aumento de 35,5% no mês, refletindo o retorno de férias coletivas concedidas em dezembro.
Na comparação com janeiro de 2010, a expansão do setor é puxada pela indústria automotiva, que avançou 8,2%. O segundo maior desempenho é o de máquinas e equipamentos, com 7%.
Na média dos últimos três meses, a produção industrial recuou 0,2%. O desempenho repete o resultado trimestral de dezembro.
O IBGE revisou o valor divulgado em dezembro para este indicador, de um recuo de 0,7% para uma queda de 0,8%.
Do Brasil Econômico