Mercado de duas rodas começa o ano em alta

O mês de janeiro foi positivo para o segmento de duas rodas, que apresentou incremento na produção, vendas internas e exportação. De acordo com a Abraciclo saíram das linhas de montagem de suas associadas em Manaus, AM, 180,4 mil motocicletas, volume 40,9% superior ao do mesmo mês do ano passado e 63,5% superiores a dezembro.

As vendas ao atacado cresceram 32,4% sobre janeiro de 2010, alcançando 164,9 mil motocicletas. Na comparação com dezembro o crescimento foi ainda maior, 38%.

Os dois resultados ainda são inferiores a janeiro de 2008, o melhor ano em vendas e produção de motocicletas no mercado brasileiro, mas foram considerados bons pelo presidente da Abraciclo, Jaime Matsui, que declarou em comunicado: “O balanço é positivo. Normalmente, por conta do desaquecimento industrial do final de ano, o mês de janeiro não tem tido, tradicionalmente, grande representatividade. Apesar de ser apenas o primeiro mês de 2011, o setor está dando mostras de que pode continuar com o atual ritmo de crescimento”.

As exportações também começaram o ano com alta, de 54,5%, somando 3,6 mil motocicletas enviadas ao mercado externo. Na comparação com dezembro, no entanto, os embarques caíram 43%.

Argentina
Na Argentina o segmento de motocicletas também comemorou bons números em janeiro, inclusive com recordes. De acordo com o Tiempo Motor, parceiro da Agência AutoData no país, as 69 mil unidades licenciadas em janeiro representaram acréscimo de nada menos do que 103% não sobre o mesmo mês do ano passado, mas sim frente ao até então melhor janeiro da história, de 2009. Sobre dezembro de 2010 o aumento foi de 22%.

Da Autodata