Em 2009, 93% dos reajustes salariais superaram inflação, diz Dieese

Reajustes superaram proporcionalmente 2008, que registrou 78% de negociações com aumentos acima da inflação

Em 2009, 93% dos reajustes salariais no Brasil tiveram ganho real, ficando acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Essa percentagem sobe para 96% quando considerados os reajustes que igualaram ou superaram a variação desse índice de inflação.

Os números fazem parte do levantamento do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que abrangeu 635 negociações.

A proporção de reajustes reais superou a registrada em 2008, quando 78% das negociações resultaram em aumentos acima da inflação. Em comunicado, o Dieese destacou o bom desempenho da negociação dos pisos salariais no país em 2009. Apesar disso, observou que no que diz respeito, especificamente, aos reajustes, chama atenção o fato de que os valores dos pisos ainda são muito referenciados pelo

Salário Mínimo
Em 2008, o INPC acumulou variação de 4,11% e, em 2008, subiu 6,48%. Vale lembrar que a pesquisa do Dieese considera o INPC acumulado nos 12 meses anteriores à data-base da categoria

Por setores econômicos, o rural foi o que teve maior número de negociações com ganho real, com 97% da categoria se encaixando nesse perfil. Na indústria, 95% tiveram ganho real e, no comércio, 94%. Já no serviços o percentual foi de 88%.

Com Valor Online