Iveco confirma nova fábrica de caminhões em Sete Lagoas

Planta vai produzir dois mil veículos blindados encomendados pelo Exército Brasileiro para substituir os Urutus

A Iveco Latin America, braço do grupo Fiat responsável pela fabricação de caminhões e utilitários em Sete Lagoas (MG), vai instalar nova planta na cidade, destinada à produção de dois mil veículos blindados encomendados pelo Exército Brasileiro.

A informação foi dada pelo diretor Comercial da empresa na América Latina, Alcides Cavalcanti, durante o evento de lançamento do Daily Massimo 70C16 HD, realizada em Sorocaba (SP).

“Ainda estamos em fase de homologação do contrato, mas está praticamente certa a instalação da nova planta em Sete Lagoas porque toda a logística e a área de desenvolvimento de produtos ficam na cidade. Não faz sentido construir a fábrica em outro local”, afirmou Cavalcanti.

O contrato para a fabricação das 2,044 mil unidades do modelo base da nova família de Veículos Blindados para o Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) foi assinado entre a Iveco e o Exército Brasileiro em dezembro do ano passado.

A produção dos veículos, que irão substituir os antigos modelos Urutu em uso pelas Forças Armadas do país, de acordo com o documento, será executado de 2012 até 2030 e tem valor previsto de R$ 6 bilhões.

Cavalcanti não revelou o valor do investimento para a instalação da fábrica, segundo a Fiat, será de 120 veículos blindados por ano.

A unidade demandará aproximadamente 110 fornecedores diretos e 600  indiretos.
 
O projeto VBPT é resultado de uma licitação promovida pelo Exército em 2007 e vencida pela Iveco.

O blindado terá condições para transporte de 18 toneladas e será equipado com motor diesel de tração 6×6, capacidade anfíbia e fará o transporte de 11 militares.

A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) fará o desenvolvimento do aço estrutural balístico em conjunto com a Iveco e o Exército Brasileiro.

Da Redação com CNM/CUT e Diário do Comércio