Indústria paulista abre 3.500 vagas em novembro

Em novembro, dos 22 setores pesquisados pela Fiesp, 13 mostraram elevação no nível de emprego, 6 exibiram queda nas contratações e 3 relataram estabilidade

O emprego na indústria paulista subiu 0,94 por cento em novembro ante outubro, com ajuste sazonal, o equivalente à abertura de 3.500 vagas, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira.

Sem ajuste sazonal, houve alta de 0,15 por cento. No ano, o nível de emprego na indústria do Estado acumula recuo de 1,35 por cento, com o fechamento de 30.500 vagas.

Em novembro, dos 22 setores pesquisados pela Fiesp, 13 mostraram elevação no nível de emprego, 6 exibiram queda nas contratações e 3 relataram estabilidade.

A principal alta do emprego no mês passado veio do setor de Veículos automotores, reboques e carrocerias, com aumento de 1,4 por cento frente a outubro, seguido por Móveis, com crescimento de 1 por cento.

Entre as demissões, destacou-se o setor de Couros e fabricação de artefatos de couro, artefatos para viagem e calçados, com queda no nível de emprego de 2,4 por cento.

Em números absolutos, a maior alta do emprego também foi do segmento de Veículos automotores, com a abertura de 3.147 vagas. O destaque negativo ficou por conta de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 1.488 vagas fechadas.

EXPECTATIVA
Outra pesquisa divulgada pela Fiesp nesta terça-feira mostrou otimismo no setor para o começo deste mês, apesar de em menor intensidade que em novembro.

O Sensor –que visa apurar o humor do empresário industrial no mês corrente– subiu para 50,5 pontos na primeira quinzena de dezembro, ante 54,9 pontos no mês de novembro. Uma leitura acima de 50 ainda aponta otimismo.

A queda mais forte foi do componente vendas, que caiu de 56,3 pontos em novembro para 44,7 pontos no início de dezembro. O de emprego diminuiu para 50,5 pontos nesta leitura, ante 56,7 pontos na anterior.

Da Reuters