Bons pagadores terão desconto nas compras a prazo
Cadastro Positivo aprovado no Senado funcionará para empresas cobrarem menos juros
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto que prevê a criação de lista dos bons pagadores. Consumidores que mantém suas prestações em dia poderão requerer a inclusão do nome e do CPF no “Cadastro Positivo”.
Quem fizer parte da lista será considerado cliente preferencial nas lojas que cobrarão juros mais baixos, por calcularem menor taxa de inadimplência entre as pessoas com nome pré-aprovado na praça.
O projeto, de autoria do senador Rodolpho Tourinho (DEM-BA), relatado por Marco Macial (DEM-PE), foi aprovado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça.
O Cadastro Positivo funcionará como uma lista de informações integradas mostrando o histórico de compras e pagamentos do cliente para que as empresas possam mensurar o “risco” de inadimplência de cada consumidor. Quem apresentar “maior nível de confiança” pagará menos juros.
Os senadores apontaram, no entanto, que durante o processo de regulamentação da proposta é preciso criar mecanismos para que os dados dos consumidores sejam usados com critérios e a privacidade dos clientes seja mantido.
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos. Os senadores fizeram acordo para deixar a proposta pronta para sanção presidencial ainda este ano.
Do R7