Pesquisa da CNI indica retomada do crescimento da produção industrial
"O crescimento a partir de agora deve se tornar mais frenquente, com as empresas recebendo encomendas e isso se refletirá na elevação da produção", afirma CNI
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) observou retomada no crescimento da produção, após as quedas verificadas por conta da crise financeira internacional. Segundo a Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira (29), o indicador de evolução da produção ultrapassou a marca dos 50 pontos, após três trimestres seguidos abaixo desse patamar.
No terceiro trimestre deste ano, o indicador chegou a 56,6 pontos. No segundo trimestre, estava em 48,1 pontos e nos primeiros três meses do ano ficou em 36,1 pontos. No quarto trimestre de 2008, o indicador ficou em 40,8 pontos.
“O crescimento a partir de agora deve se tornar mais frenquente, com as empresas recebendo encomendas e isso se refletirá na elevação da produção”, disse o chefe da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Ele acrescentou, entretanto, que a expectativa para as exportações ainda não se mostra favorável, por conta da redução da demanda externa e da cotação do dólar. Além disso, os investimentos “ainda não dão sinais muito fortes”. Segundo Castelo Branco, a normalização virá quando essas “duas fontes de demanda” mostrarem sinais melhores.
A pesquisa é feita nas 27 unidades da Federação. Os indicadores variam de 0 a 100 e valores superiores a 50 indicam crescimento, segundo a CNI.
Da Agência Brasil