Endividamento do paulistano volta a cair em setembro, diz Fecomercio

Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando mais da metade das famílias da Capital paulista possuíam dívidas, o índice diminuiu oito pontos percentuais

O endividamento das famílias paulistanas voltou a diminuir em setembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta sexta-feira (18) pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). O índice recuou para 45% neste mês, contra 49% em agosto.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando mais da metade (53%) das famílias da Capital paulista possuíam dívidas, o índice diminuiu oito pontos percentuais.

Além da queda no endividamento, a inadimplência também desacelerou neste mês. O total de famílias com contas em atraso caiu de 19% em agosto para 18% em setembro. A quantidade de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses também diminuiu, de 8% para 7%.

Segundo a entidade, o cartão de crédito continua liderando o ranking dos tipos de dívidas mais utilizadas. A modalidade foi responsável por 65% das dívidas assumidas em setembro. Na sequência, estão: carnês (38%), crédito pessoal (11%) e cheque especial (9%).

Do Diário OnLine