Comércio registra em agosto a maior alta do ano, diz Serasa

Trata-se da maior taxa de crescimento do ano, "confirmando a trajetória de reativação da atividade do setor varejista brasileiro", afirma a entidade

O comércio varejista nacional registrou alta de 6,3% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Serasa Experian.

Trata-se da maior taxa de crescimento do ano, “confirmando a trajetória de reativação da atividade do setor varejista brasileiro”, afirma a entidade. Em relação a julho, houve expansão de 0,7% e, no acumulado do ano, acréscimo foi de 4,3%.

Na análise mensal, houve aceleração nos segmentos: Combustíveis e Lubrificantes (1,4%); Material de Construção (0,8%) e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (0,7%). Em contrapartida, o destaque negativo ficou por conta dos Veículos, Motos e Peças (-1,9%).

Em relação a agosto de 2008, a principal influência para a alta do indicador ficou por conta do setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, que avançou 13,7%. As temperaturas médias mais baixas do inverno deste ano beneficiaram a categoria Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, que teve elevação de 11,7%. Na ponta oposta, Material de Construção (-15,4%) e Combustíveis e Lubrificantes (-3,2%) registraram desaceleração.

De janeiro a agosto deste ano, o crescimento do índice foi liderado pelo setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (10,1%). Em seguida, destacam-se: Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (3%) e Veículos, Motos e Peças (-2,6%). Os únicos segmentos que apresentaram queda foram: Combustíveis e Lubrificantes (-1,7%) e Material de Construção (-13,8%).

Do Diário OnLine