Com IPI menor, governo federal garante 60 mil empregos

Ipea avalia que a desoneração do imposto foi capaz de limitar as perdas do mercado de trabalho na crise

O Sindicato acertou ao cobrar a redução do IPI como medida anticrise. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo federal, mostra que a cada R$ 1 milhão de produção no setor automotivo, são gerados cerca de 25 empregos diretos e indiretos.

Como, segundo o Ipea, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) garantiu a produção adicional de aproximadamente 190 mil veículos, ao preço médio de R$ 20 mil (descontando-se impostos, lucro do comércio e transporte), o estudo conclui que a medida foi capaz de manter entre 50 mil e 60 mil empregos na economia no primeiro semestre.

Para o vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, essa queda de arrecadação perde a importância diante dos benefícios proporcionados pela medida.

“É só pensar que, sem a redução de IPI, 60 mil famílias estariam na rua da amargura para ver como a decisão do Sindicato foi acertada”, disse.

O custo da desoneração de IPI no setor foi de R$ 559 milhões. Esse volume representa a diferença entre o volume de tributos que o governo deixou de arrecadar (R$ 1,817 bilhão) e a elevação de receita com outros tributos federais (R$ 1,258 bilhão). A lógica é que, à medida que a redução do IPI estimulou o avanço das vendas, cresceu a receita do governo com outros tributos que incidem sobre a cadeia produtiva. São eles o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto de Renda Retido na fonte (IRRF), Imposto sobre Importação (II) e o IPI que incide sobre a cadeia (excetuando-se, portanto o IPI de automóveis).

Para chegar a essa conclusão, o Ipea considera que a desoneração da indústria automobilística com o IPI foi responsável por 13,4% das vendas de automóveis e comerciais leves. Ou seja, das 1,422 milhão de unidades vendidas de janeiro a junho deste ano, 191 mil teriam sido garantidas pela redução do IPI. Essa estimativa foi feita a partir da “diferença entre as vendas previstas pelo modelo com os preços vigentes e as vendas com preços hipotéticos que vigorariam caso não tivesse havido a desoneração”.

O estudo do Ipea observa ainda que, apesar da desoneração do IPI e a recuperação das vendas de automóveis, o emprego na cadeia automobilística manteve tendência de redução ao longo do primeiro semestre de 2009.

Da Redação, com informações da Agência Estado