Redução de IPI gera venda adicional de 191 mil veículos no primeiro semestre

De janeiro a junho, foram vendidos 1,422 milhão de veículos no País pelas montadoras. Sem a desoneração, o número teria sido de 1,231 milhão

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) gerou uma venda adicional, no atacado, de 191 mil automóveis e comerciais leves (picapes e utilitários) no primeiro semestre deste ano, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta terça-feira (1).

De janeiro a junho, foram vendidos 1,422 milhão de veículos no País pelas montadoras. Sem a desoneração, o número teria sido de 1,231 milhão.

Em junho, quando a indústria automobilística bateu recorde de emplacamentos no mês, foram vendidos 287 mil automóveis comerciais leves. Desse total, o estudo do Ipea atribui à redução do IPI 43 mil veículos.

Medidas
A indústria automobilística foi uma das principais beneficiadas pelas medidas anticíclicas do governo federal, com a isenção de IPI para automóveis de 1.000 cilindradas e redução para os de até 2.000 desde dezembro do ano passado e até o fim deste mês.

A partir de outubro, as alíquotas começam a subir, até voltarem ao percentual original em janeiro. A projeção da Anfavea (associação das montadoras) é de crescimento de 6,4% nos emplacamentos de veículos, que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, neste ano ante 2008, que já havia registrado recorde em vendas. A previsão inicial era de queda de 3,9%.

Da Folha de São Paulo