Brasil deve gerar até 600 mil empregos formais em 2009, diz Mantega

O ministro da Fazenda avaliou ainda que a recuperação da economia brasileira é uma realidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na terça-feira (18) que o Brasil deve gerar de 500 mil a 600 mil empregos com carteira assinada neste ano, período impactado pela crise financeira internacional, que gerou queda no nível de atividade econômica.

“O ministro [do Trabalho], Carlos Lupi acredita que vamos ter de 800 mil a um milhão de novos empregos [em 2009]. A minha expectativa é mais modesta, de 500 a 600 mil novos empregos em um ano de crise. O que está muito bom. Mas espero que ele esteja certo e eu não”, afirmou Mantega ao chegar à comemoração dos 30 anos da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

O Ministério do Trabalho informou neste mesmo dia (18), que foram criados 138 mil postos com carteira assinada em julho. No acumulado do ano, os empregos gerados somam 437,9 mil. Tradicionalmente, há demissões no último mês de cada ano.

O ministro da Fazenda avaliou ainda que a recuperação da economia brasileira é uma realidade. “Até o fim do ano, deveremos gerar mais empregos ainda. A economia estará mais aquecida. A crise já está superada no Brasil. A manutenção [do nível de emprego] foi fundamental porque garante um mercado consumidor e estimula as empresas”, declarou Mantega.

Do G1