Estado de São Paulo gera menos empregos

Estado governado por José Serra (PSDB) foi responsável por apenas 23% do total de empregos formais (carteira assinada) gerados no Brasil em junho passado. Historicamente, São Paulo registra quase 50% dos postos de trabalho.

O Estado de Saulo Paulo contribuiu com apenas 23% para o total de empregos formais (carteira assinada) gerados no Brasil em junho. Segundo dados do Caged, órgão do Ministério do Trabalho, o saldo positivo foi de 119.495 postos de trabalho criados em todo o País no mês passado. Desse total, somente 27.602 em São Paulo – Estado que, historicamente, é responsável por quase metade das vagas formais de trabalho.

Para efeito de comparação, em janeiro de 2008, o Estado governado por José Serra (PSDB) foi responsável por 45% do total de postos de trabalho gerados em todo o Brasil e, em junho de 2008, por 33%, segundo levantamento da Subseção Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com base em dados do Cage.

Minas Gerais, que gera menos postos de trabalho que São Paulo, superou o Estado paulista ao registrar saldo positivo de 45.596 postos de trabalho em junho deste ano; 17.994 a mais que São Paulo.

Situação melhora no ABC
O emprego teve queda menor na Região. Juntos, os sete municípios do ABC tiveram, em junho  último,  saldo negativo de 97 postos de trabalho considerando todos os setores. Em maio, foram 2.884 (negativos) e, em abril, 611 (negativos).

 O Caged ainda não disponibilizou os dados de empregos recortados por setor nos municípios, mas no metalúrgico, o saldo de emprego foi negativo no País – 8.438 postos de trabalho, sendo  – 3.960 (negativos) desse total no Estado de São Paulo, equivalente a 47%.

O setor metalúrgico engloba quatro subsetores: metalurgia, mecânica, material elétrico e comunicações e material de transportes

Sindicato

“O que nos preocupa e chama a atenção é que desses postos de trabalho gerados no País em junho, o Estado de São Paulo aprece apenas com 27 mil. Historicamente, São Paulo é responsável por quase metade dos empregos brasileiros. Esse dado nos chama a atenção ainda mais porque a indústria de transformação, onde está a tecnologia e os melhores empregos, tem sofrido maior impacto”, analisa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.

Segundo o dirigente, com um saldo negativo de 8 mil postos de trabalho em todo o País, o setor metalúrgico precisa de atenção especial e políticas especificas. “A manutenção da redução do IPI é medida importante do governo federal. Mas outra questão fundamental é o financiamento e o crédito, pois os juros continuam altos.. O crédito bancário ainda está muito caro, É preciso discutir o spread e retomar índices pré-crise”.

Sérgio Nobre diz ter uma visão otimista. “O último pacote anunciado pelo governo federal é positivo. Atendeu bem o setor de ônibus e caminhões, muito impactado pela crise. A redução praticamente a zero dos juros para financiamento de caminhões (autônomos) vai movimentar o mercado de usados e novos e apontará para uma melhora do setor. Essas medidas vão surtir efeito nos próximos meses e a tendência é de recuperação no mercado interno. Mas uma parte importante do desenvolvimento do País dependia das exportações, que estão mais impactadas pela crise econômica mundial”, avaliou o sindicalista.

.

EMPREGOS NO ABC – Junho 2009

Município                  ADM               DESL                SALDO                        VAR. %*

Rio G. da serra                     56                           68                          -12                        -0,50

 

São Caetano                         3.683                    4.152                    -469                       -0,48

 

Ribeirao Pires                      673                       590                       83                          0,42

 

 

Mauá                                     2.082                    1.799                    283                        0,52

 

 

Diadema                               3.450                     3.245                    205                       0,22

 

 

Santo André                        6.154                     5.797                    357                       0,21

 

 

São Bernardo                       7.406                     7.950                    -544                       -0,22


* Comparação ao mês anterior
Fone: Subseção Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Caged-MTE

 

Da Redação/Assimp