Com IPI reduzido, marca de 3 milhões de carros vendidos será alcançada neste ano

A estimativa considera a prorrogação do IPI reduzido para carros, anunciada pelo governo na semana passada

A marca de 3 milhões de veículos vendidos, que era esperada para o ano passado e que não foi alcançada devido à crise no quarto trimestre, deverá ser atingida neste ano. Isso é o que prevê o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider.

A estimativa considera a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros, anunciada pelo governo na semana passada. Anteriormente, a previsão era de uma queda de 4% na comercialização, em relação ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de unidades. Agora, espera-se crescimento de 6,4% nas vendas.

Produção
Já para a produção, a Anfavea espera que haja um crescimento de 5,2%, o que representaria pouco mais de 3 milhões de unidades produzidas. Em relação ao que era previsto antes da prorrogação do IPI, também houve melhora, já que inicialmente a entidade esperava queda de 11,1%, com 2,8 milhões de veículos produzidos, de acordo com a Agência Brasil.

Apenas no primeiro semestre deste ano, as vendas cresceram 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 1,407 milhão de unidades para 1,449 milhão, atingindo um recorde para o setor. Na comparação entre maio e junho, o crescimento foi de 21,5%.

Para Schneider, além da redução do IPI, contribuiu para o resultado a queda dos juros, o maior volume de crédito disponível e a retomada da confiança no mercado. Porém, ele também lembra que as exportações continuam caindo, sendo que, em valores, a queda foi de 51% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2008.

Do Infomoney