Com IPI reduzido, Anfavea diz que recorde de vendas pode ser batido em 2009

Recorde atual, de 2,82 milhões de veículos, foi registrado em 2008. Redução do IPI é medida ´na direção correta´, avalia Anfavea.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Scheneider, avaliou nesta segunda-feira (29), em Brasília, que, com a manutenção do IPI reduzido para o setor, as vendas de veículos podem bater novo recorde neste ano.

“Acho que caminhamos para bater um novo recorde neste ano. São medidas [redução do IPI] na direção correta”, disse Scheneider, que participou da cerimônia de anúncio, no Palácio do Itamaraty.

O atual recorde de vendas, para todo um ano, foi registrado em 2008, quando 2,82 milhões de veículos foram licenciados, segundo números da Anfavea. Isso representou um crescimento de 14,5% sobre o ano anterior, quando 2,46 milhões de carros foram vendidos.

De janeiro a maio deste ano, segundo a Anfavea, foram comercializadas 1,14 milhão de unidades no mercado brasileiro, com pequena queda de 0,1% contra igual período de 2008. Entretanto, dados parciais de junho, indicam uma melhora desse quadro.

“Devemos fechar o primeiro semestre com um novo recorde de vendas. Se continuar nesse ritmo, devemos ter o melhor ano de toda história”, afirmou o presidente da Anfavea a jornalistas. Sem a redução do IPI no início deste ano, avaliou ele, o desempenho das vendas em 2009 teria sido “terrivelmente pior”.

Do G1