Varejo registra alta de 2,5% em março, informa Fecomercio

No trimestre, crescimento foi de 1,2% sobre igual período de 2008. Redução de IPI animou a venda de carros no mês, diz entidade

O comércio varejista de São Paulo e região metropolitana teve alta de 2,5% no faturamento de março, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6) pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). No primeiro trimestre, a alta foi de 1,2% em relação a janeiro a março de 2008.

O setor que mais cresceu em março, de acordo com a Fecomercio, foi o de carros, que teve alta de 13,4% em relação ao mesmo mês de 2008. De acordo com a entidade, a redução do IPI sobre automóveis novos incentivou os consumidores a aproveitar os preços mais baixos. No acumulado de 2009, entretanto, o setor ainda apresenta queda de 3% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

Outro setor que teve alta expressiva em relação a março do ano passafo foi de farmácias e perfumarias, que subiu 14,6% no período. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 14,6% sobre igual período do an passado. O setor de lojas de departamento também cresceu nas duas comparações: 1,6% em março e 6,3% no primeiro trimestre.

Construção civil
Entre os setores que ainda não mostraram recuperação, de acordo com a Fecomercio, está o de materiais de construção, que teve perda de 5,2% em março e de 8,6% no primeiro trimestre.

Do G1