Confiança do consumidor volta a subir em abril, indica FGV

Alta de 2,5% no mês e revisão positiva de 0,6% em março indicam recuperação após agravamento da crise

A confiança do consumidor na economia voltou a melhorar em abril, mas ainda está distante dos níveis observados antes do agravamento da crise mundial. É o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desse mês, que subiu 2,5% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. A fundação revisou ainda a taxa do ICC de março ante fevereiro, de -0,7% para 0,6%. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos, passou de 96,1 pontos em março para 98,5 pontos em abril.

Ainda segundo a fundação, o ICC caiu 13,2% na comparação com abril do ano passado. Em março, o ICC apresentou queda de 17,9% nesse mesmo tipo de comparação.

Em seu informe, a fundação informou que, com o resultado, em abril de 2009, “o índice recuperou parte das perdas ocorridas nos últimos meses, considerando-se dados com ajuste sazonal”.

O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que apresentou queda de 1,0% em abril, após cair 1,4% em março; e o Índice de Expectativas (IE), que apurou alta de 5% em abril, após subir 2,8% em março.

Os dados de fevereiro desses dois índices também foram atualizados pela fundação, e apresentavam, respectivamente, taxa negativa de 1,1% e variação zero, no mês passado.

O índice é composto por cinco quesitos da “Sondagem das Expectativas do Consumidor”, apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal). O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de março e 20 de abril. Às 11h a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador.

Da Agência Estado