Economia também é estado de espírito. Meios de comunicação fazem espetáculo do caos

A crise da agiotagem deve ser analisada em sua perspectiva correta, defende o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre. Para ele, os problemas não podem ser minimizados, mas também não devem ser aumentados. "Se todos acreditarem que tudo está perdido, tudo se perderá", afirmou.


O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre (foto), defende que a crise da agiotagem seja analisada em sua perspectiva correta, sem a escandalização promovida pelos meios de comunicação. “Os problemas não devem ser minimizados, mas também não podem ser aumentados”, afirmou Sérgio Nobre.

“Em um contexto em que a expectativa é muito alta, dramatizar a situação aprofunda as dificuldades. Economia também é um estado de espírito. Se todos acreditarem que tudo está perdido, tudo se perderá”.

Ele lembra que até setembro, consumo, produção e emprego cresciam a um ritmo recorde para a década.

A partir daquele mês, no entanto, a crise da agiotagem criou outro ambiente, que foi agravado por fatores psicológicos devido a férias coletivas ou paralisações técnicas não planejadas – os dois mais em função do aumento da incerteza geral do que por fatos objetivos.

Uma coisa, outra coisa

Sérgio Nobre quer separar fatos — problemas no crédito, queda nos preços de produtos para exportação, redução do nível de atividade mundial — da avaliação dos fatos.

A avaliação é subjetiva. Se um consumidor acha que a crise será muito brava e passar a temer por seu emprego, a tendência será reduzir suas compras. Reduzindo, derruba a produção e a empresa demite. “É assim que se forma a espiral da recessão”, explica o dirigente.
Como esses movimentos não se dão em cima de dados objetivos, mas da sensação sobre o que poderá acontecer, o papel dos meios de comunicação passa a ser fundamental e poderá se constituir em um tiro no pé. “Não se trata da imprensa sonegar informações, mas de saber como tratar as notícias em ambientes nervosos”, finaliza o presidente do Sindicato.

Da Tribuna Metalúrgica